quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Experiência #1


Saudades da Cozinha!

Era dia 8 de Fevereiro uma sexta feira como outra qualquer, fiz as malas carreguei as baterias e preparei cuidadosamente todo o material de vídeo necessário para a semana de trabalho no Marmòris em Vila Viçosa.Foram 2 horas de viagem.A caminho ia rodando o meu Cd preferido dos Coldplay e pensava no que lá ia encontrar...como seria a equipa, pois só conhecia o Chefe Alexandre Silva, e pensava também se estaria á altura do desafio, não queria desiludir ninguém e queria que os vídeos ficassem á altura da cozinha que lá ia encontrar. Cheguei passavam poucos min das 00h00,e fiquei logo impressionado com o aspecto visual do Hotel.O Chefe Alexandre recebeu-me com um sorriso rasgado na cara...e senti-me em casa!!Apresentou-me alguns membros da equipa,e todos eles pareciam de alguma forma partilhar um pouco da minha maneira de ser...alegres... Com sentido de humor...e jovens!Foi esta a primeira impressão.Saímos e  bebemos uns copos e conversamos pois era Carnaval...e ninguém  leva a mal ;)

O segundo dia começou por ser uma surpresa...fomos convidados a almoçar no Narcissus um menu de degustação,algo que para mim era novidade pois sempre fui mais de Fast Food ;)
Mas que surpresa fantástica...todos aqueles sabores que nunca tinha pensado ser possível combinar,o vinho divinal a acompanhar e as pessoas que nos serviram na Sala.Tudo muito profissional,desde a confecção da comida...á Arte de empratar...e aos profissionais  que traziam o prato até ao nosso paladar.Tudo digno de ser falado nos melhores livros de cozinha contemporanea.Quebrou-se o mito dos "Pratinhos de Fome" foi uma experiência que não vou esquecer e sai de lá a rebentar de barriga cheia.

Depois segui para uma reunião de trabalho com o Alexandre Silva onde se reviu o guião e agendamos um plano de filmagens.Os primeiros dias de filmagens foram passados na cozinha e sala...(nunca pensei passar tantas horas numa cozinha)... Bons planos...cheiros que não irei nunca esquecer...e sorrisos ao inicio mais envergonhados e trocas de piadas que foram crescendo com o passar dos dias.Foi-se criando sem me aperceber uma ligação entre toda a equipa e nós (Makinamarela),foram muitas horas a ver aqueles rostos sorridentes e algumas vezes mais sérios,pois havia horas de muito stress e pressão para que os pratos chegassem perfeitos ás bocas dos seus clientes.Para o fim da semana...depois de muitas horas a trabalhar em conjunto,e algumas saídas á noite,já conhecia o nome de todos,tínhamos já as nossas aventuras em conjunto para reviver repletos de risadas...alcunhas...era como voltar á escola e fazer parte de uma turma nova.As receitas filmavam-se de noite até bem tarde,e por vezes dormia-se 2/3 horas pois era preciso recolher planos do nascer do sol,entrevistas etc... E tudo isto enquanto tinha que se manter um restaurante a funcionar.Foi uma semana intensa,mais do que pensei...as forças faltavam e o sono atacava...mas se eles se mantinham acordados e sorridentes e sempre com uma palavra amiga...o mínimo que podia fazer era retribuir com trabalho e com o mesmo sorriso.Só quase no fim da semana descobri que o facto de tomar quase um banho de perfume antes de ir para a cozinha era algo que não era permitido a quem lá trabalha loool mas enfim...a malta do vídeo usa perfume ;)

O meu ultimo dia de trabalho foi um misto de sentimentos,dormi 3 horas pois tinha que filmar alguns elementos a sair cedinho de casa para o trabalho e passei grande parte do dia na companhia deles,e a saudade já me apertava no peito,acho que o que partilhamos naquela cozinha foi mais do que receitas e técnicas de vídeo,foi uma entrega de ambas as partes,foi um dar e receber foi amizade o que aconteceu ali e isso já ninguém me pode tirar.Acabamos as filmagens a tempo e horas e chegou a hora de arrumar as malas e voltar para a minha rotina normal.

A despedida...a despedida tentei fazê-la da forma mais fria possível pois sabia que ia chorar e não o queria fazer...despedi-me á pressa,entrei no carro e fiz-me á viagem.Voltei a ligar o rádio e a ouvir o meu Cd...pareciam músicas diferentes,pois todas elas falavam de algo que lá senti,tinham um novo significado...comecei por soltar uma lágrima,aumentei o volume do rádio ainda mais, e comecei a chorar como um bebé  e a rir ao mesmo tempo...e perguntava-me o porque daquele misto de sentimentos,acho que foi quando cai em mim e me apercebi do que tínhamos feito em conjunto.Aquelas pessoas marcaram-me...mudaram-me um pouco e tornaram-me uma pessoa mais rica!Sem dúvida uma parte de mim ficou lá...mas ficou bem entregue.Por um lado estava feliz por voltar para junto da minha família...e por outro uma tristeza enorme por deixar aquelas pessoas na pequena vila Alentejana.Agora resta-me editar os vídeos e conseguir transmitir a magia que lá aconteceu durante aquela semana fria de Fevereiro que nunca vou esquecer.Obrigado por tudo amigos.

Diogo Caramujo
(Makinamarela)

Sem comentários:

Enviar um comentário